Entenda o que faz um perito avaliador de imóveis

Data: 10/09/2018 | Fonte: Nero Perícias

O perito avaliador de imóveis é um profissional capacitado para avaliar imóveis, com base em informações técnicas, garantindo que o cliente não faça um mau negócio. Mais do que isso, é esse profissional que pode fazer a avaliação patrimonial que é usada como prova em diversos processos judiciais.

Também conhecido como perito imobiliário, o especialista geralmente é acionado em casos de disputa de heranças e outros litígios que envolvem disputa por imóvel.

Para atuar com essa função, o profissional precisa ter a formação de Corretor de Imóveis, bem como ser credenciado no CRECI e no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) junto ao COFECI. Para ser considerado um perito imobiliário, também é necessário a realização de uma especialização na área.

Além disso, segundo a legislação atual, também podem prestar esse tipo de serviço, indivíduos que estejam cursando Gestão Imobiliária ou Transações Imobiliárias. Mas, de modo geral, geralmente são os corretores que acabam se aperfeiçoando nessa função.

o que faz um perito avaliador de imóveis

o que faz um perito avaliador de imóveis


Em quais áreas o perito avaliador de imóveis atua?

O avaliador de imóveis pode atuar em diferentes tipos de áreas. Ele pode realizar avaliações para: empresas, clientes particulares, prefeituras, órgãos públicos em geral e consórcios imobiliários.

Além disso, ele também pode exercer a o cargo de Assistente Técnico Judiciário. O profissional pode atuar em vários tipos de ações judiciais, mas existem algumas que são mais comuns, entre elas estão:

  • Desapropriações;

  • Reintegração e Manutenção de Posse;

  • Indenizatórias;

  • Percas e Danos;

  • Lucros Cessantes;

  • Renovatórias de Locação;

  • Vistorias;

  • Usucapião;

  • Demarcatórias;

  • Interdito proibitório entre outras.

Nos casos de perícia para processos que estão em tramite na justiça, o especialista recebe o nome de Perito Avaliador Judicial. Nessas situações, geralmente é o próprio juiz encarregado de solicitar a avaliação imobiliária ao perito.

Como o perito imobiliário faz a avaliação de imóveis?

A avaliação do imóvel leva em conta uma série de fatores. Não existe uma fórmula exata para se obter uma estimativa. Contudo, alguns itens padrão são sempre levados em conta pelo profissional durante o seu levantamento e análise, entre eles estão:

  • Região: comércios em torno; se existem ruas asfaltadas; proximidade de serviços básicos (hospitais, escolas, postos policiais e etc).

  • Terreno: Loteamento; zoneamento; se fica próximo a áreas de risco.

  • Estado do imóvel: estrutura; tintura; fiação; aquecimento; quantidade de tomadas; se existem dados e etc.

Esses são apenas alguns dos itens avaliados pelo especialista. Em média, um laudo de avaliação possui cerca de 70 páginas. Contudo, dependendo das condições do imóvel, bem como a destinação do documento, ele pode chegar a ter até 200 páginas.

avaliação de imóveis em São Paulo

avaliação de imóveis em São Paulo


O trabalho desse especialista é extremamente complexo, e envolve um conhecimento profundo sobre o mercado imobiliário. Mais do que isso, a ética é um fator essencial, tendo em vista que a avaliação deve ser feita ser interferências externas.

Revisão de laudos de vistoria

Uma função do perito imobiliário que tem se tornado cada vez mais popular é o pedido de revisão de laudos de vistoria. Isso porque, nos últimos anos, o índice de pessoas que se tornaram adeptas a programas de financiamento e consórcio imobiliário.

Segundo um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que levou em conta dados de mais de 20 empresas da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), houve um crescimento de mais de 12% no número de unidades vendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

A revisão de laudo de vistoria tem como objetivo avaliar as condições do imóvel, e, se elas batem com o valor do patrimônio. Esse tipo de avaliação, geralmente, é solicitada em casos de imóveis usados ou antigos. Com ela, o comprador tem a garantia de que está adquirindo um bem de qualidade, e dentro do valor real cobrado no mercado.

O trabalho do perito imobiliário é indispensável. Isso porque, ele dá a garantia de que todas as partes envolvidas na transação tenham uma estimativa real sobre o estado e valor do imóvel que está sendo negociado.

Se você precisa de um avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...