Como é o trabalho de um avaliador de imóveis ?

Data: 29/08/2018 | Fonte: Nero Perícias

O avaliador de imóveis é um profissional muito importante dentro do mercado imobiliário. Isso porque, é esse especialista o responsável por estimar o valor de um patrimônio. Para isso, ele faz um levantamento de uma série de informações e dados sobre o bem imóvel.

Para exercer essa função, o corretor de imóveis precisa fazer uma especialização em Avaliação Imobiliária e adquirir o CNAI (cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários).

Outro detalhe importante é que, para o curso ser válido, ele precisa ser aprovado tanto pelo Ministério da Educação (MEC), como, também, por outros órgãos de regularização do setor imobiliário. Essa medida é essencial para garantir a qualidade da capacitação do profissional.

Onde o avaliador de imóveis pode atuar?

O especialista pode atuar tanto de forma autônoma, como, também, em empresas de avaliação de imóveis. Além disso, ele pode prestar serviço tanto para clientes particulares, como para órgãos públicos, por meio de licitações.

Como é o trabalho de um avaliador de imóveis?

avaliador de imóveis


Como é feita a avaliação imobiliária?

Não existe uma fórmula exata para se fazer a estimativa de valor de um bem imóvel. No entanto, alguns fatores básicos devem sempre ser levados em conta durante o processo, são eles:

  • Terreno: Se ele possui alguma proteção ou risco ambiental, o tamanho, o zoneamento;

  • Localização: comércios próximos, serviços básicos (hospitais, postos de saúde, delegacias, escolas etc);

  • Segurança: índice de criminalidade, postos policiais próximos, sistema interno de segurança;

  • Infraestrutura: saneamento básico, iluminação, pavimentação;

  • Idade das benfeitorias do imóvel;

  • Estrutura: pintura, quantidade de pontos de luz, se existem rachaduras, proporção de área útil, quantidade de cômodos, número de vagas de garagem;

  • Se são necessárias reformas entre outros fatores.

Além de todos esses fatores, o perito avaliador de imóveis precisa fazer uma pesquisa de mercado para encontrar amostras semelhantes ao imóvel que deseja avaliar. É a partir destas amostras que são feitos os cálculos e as devidas homogeneizações, para se determinar o valor de avaliação do bem.

empresas de avaliação de imóveis

empresas de avaliação de imóveis


Laudo de avaliação

Depois de realizar a vistoria do imóvel, o levantamento das informações e a pesquisa das amostras (imóveis referenciais), o especialista elabora o que chamamos de laudo de avaliação ou PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica). Nele, devem conter todos os dados e itens levados em conta durante o processo de análise e cálculos.

Para tornar o documento mais completo, o perito avaliador também anexa outros materiais que auxiliam na comprovação da sua avaliação, entre eles: fotos do imóvel, plantas baixas, cópia da escritura, estudos sobre a valorização da região, comprovantes de pagamentos de impostos e etc.

Geralmente, esse relatório possui, em média, de 20 a 30 páginas. Isso porque, todas as características do imóvel precisam ser descritas detalhadamente. No entanto, dependendo do tipo de patrimônio, bem como do método de avaliação do profissional, ele pode chegar a ter até 100 páginas.

Quais são os conhecimentos básicos que o especialista precisa ter?

Além da formação imobiliária, o profissional também tem uma série de conhecimentos básicos. O mercado de imóveis se atualiza constantemente, logo, é necessário um aperfeiçoamento frequente. O perito avaliador precisa saber:

1. Tendências do mercado

As demandas do mercado imobiliário interferem diretamente na valorização do patrimônio. Por conta disso, o avaliador de imóveis precisa sempre estar por dentro das novidades do setor em geral e da sua região de atuação.

2. Legislação

Existem várias leis específicas sobre o segmento. Desde o tamanho de terrenos, até limitações de modificações. Para conseguir fazer uma avaliação mais completa, o profissional precisa saber exatamente o que a legislação diz.

É importante se informar, também, sobre as normas e determinações municipais. Apesar de existirem leis federais que são aplicadas em todos os Estados, algumas cidades possuem regras específicas.

3. Engenharia/Arquitetura

O especialista não precisa ter formação nesses cursos, mas o conhecimento básico sobre estruturas é muito importante. Dessa maneira, ele pode avaliar se o imóvel pode ser comprometido de alguma maneira.

O avaliador de imóveis tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque, o seu trabalho é de extrema importância, tendo em vista que diversas operações dependem da avaliação de imóveis, tais como empréstimos bancários com garantia imobiliária (home equity), contratação de seguros, financiamento imobiliário, fusão e aquisição de empresas, inventários e partilhas, etc.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como funciona a avaliação de imóveis? Então não deixe de conferir o artigo "4 dicas para fazer uma boa avaliação de imóvel".

Se você precisa de um perito avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores credenciados ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial e ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários).

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...

Riptropin Hgh Reviews Riptropin Results Getropin Dosage Getropin Side Effects Getropin 100iu Getropin For Sale Hgh For Sale HGH Benefits Hgh Generic Name Hgh Generic Blue Tops Hcg Diet Plan Hcg Levels Calculator Hcg-Int Hcg-Insertd-1/2 IGF Better Than HGH