Avaliação de imóveis segurança em transações de compra e venda

Data: 25/09/2017 | Fonte: Nero Perícias

Negócios envolvendo compra e venda de imóveis devem ser realizados com muita cautela, pois envolvem muito dinheiro e uma série de exigências legais. Um fator importante para o sucesso da transação é o valor do imóvel no mercado imobiliário; o ideal para ambas as partes é realizar uma avaliação. Enquanto o proprietário toma uma decisão sobre a venda com base em avaliação técnica, quem compra sente-se mais seguro sobre o investimento que pretende fazer.

A avaliação de imóveis para determinar o valor de compra e venda deve ser feita por profissional qualificado para tal função - no caso por um perito avaliador de imóveis, inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, regulamentado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

A avaliação de imóveis é realizada com base em normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Há cinco métodos definidos pela ABNT para proceder uma avaliação de imóvel. Todos exigem conhecimento técnico para fazer um estudo detalhado sobre os bens materiais e os direitos sobre eles.

Avaliação de imóveis segurança em transações de compra e venda

O perito avaliador é o profissional apto a realizar esse trabalho, e que determina tecnicamente o valor de um imóvel para compra e venda para dissolução de sociedade, fusão, cisão e incorporação de empresas, entre outras necessidades. O profissional está preparado para avaliar terrenos, edificações e demais benfeitorias em imóveis residenciais, comerciais e industriais.

Métodos para a avaliação de imóvel

O Método Comparativo de Dados do Mercado é um dos meios utilizados para avaliar o valor de um imóvel para compra e venda. O perito avaliador faz um levantamento minucioso, levando em conta fatores como localização, infraestrutura da região, valor do m² no bairro, padrão construtivo, estado de conservação, custo de reprodução (qual o valor necessário para comprar um terreno e construir imóvel no mesmo padrão), entre outros elementos. O fator de comercialização mostra se é vantajoso comprar um terreno e construir ou é melhor adquirir o imóvel pronto.

A avaliação do imóvel através do método residual é aplicada para determinar a viabilidade econômica de empreendimentos imobiliários. Por exemplo: você herdou um amplo terreno comercial e agora possui recursos para construir um prédio comercial. Com o método residual, o perito avaliador poderá calcular o potencial do projeto, com base no valor do terreno, custo da construção e lucro do empreendimento. A avaliação serve para definir o valor de mercado do empreendimento.

Importância da avaliação de imóveis para compra e venda

A avaliação de imóveis feita por perito é importante para atualizar o valor do patrimônio, ter informações técnicas para fundamentar negociações de compra e venda, processos de desapropriação, aquisição de seguro patrimonial, partilha de bens, garantia de empréstimos bancários, entre outras ações.

Contratando o serviço de um profissional habilitado, as transações imobiliárias serão mais seguras tanto para quem vende quanto para o comprador. O perito avaliador conhece bem o mercado imobiliário onde atua. Faz um trabalho imparcial, isento, uma vez que assinará um Parecer Técnico de Avaliação de Mercadológica.

Se você precisa de um perito avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600.

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Estas informações foram úteis? Compartilhe e leia outros posts no blog!


Mais notícias...