O que faz um Assistente Técnico em um processo judicial?

Data: 01/07/2019 | Fonte: Nero Perícias

Compreenda a relevância de um perito assistente técnico em um caso da justiça

A participação de um perito assistente técnico como auxiliar da justiça em um processo judicial é de grande relevância. A partir do momento em que um Juiz nomeia um Perito, toda parte envolvida tem o direito de designar um assistente técnico. O assistente é contratado e remunerado pela parte que o convocou.

O perito-assistente deve ser de confiança da parte. O assistente tem a responsabilidade de ser especializado em certa área de conhecimento que esteja relacionada ao processo, para, então, amparar nas indagações que necessitam de seu entendimento.

Possui a função de acompanhar a perícia do perito judicial, elaborar quesitos e hipóteses prováveis e avaliar todo esse material - sendo eles técnicos e juridicamente permissíveis, em parceria com o perito.

O que faz um Assistente Técnico em um processo judicial?

O que faz um Assistente Técnico em um processo judicial ?


O perito judicial, mesmo sendo um expert em sua área de atuação, está subordinado a cometer erros por diversas causas durante o desenvolvimento de seu trabalho pericial. Sendo assim, é fundamental o acompanhamento de um assistente técnico, já que ele proporcionará uma maior segurança relacionada ao processo em questão.

O assistente analisa o conteúdo em análise e faz com que o perito identifique diversas outras interpretações e direções do material investigado. Com isso, não há possibilidade de possíveis visões destorcidas, de cunho unilateral e que não sejam amplas o bastante para oferecer ao juiz subsídios que o auxiliem no esclarecimento do caso jurídico em observação. Como é de confiança da parte, o assistente técnico não está submetido à impedição ou suspeição.

Enquanto o perito judicial entrega um laudo pericial, o assistente realiza um parecer técnico, conforme o Código de Processo Civil (CPC), artigo 433. O parecer técnico tem como caráter um juízo que critica o laudo original e que demonstre outras informações e possibilidades aos questionamentos. O juiz deve apoiar sua sentença com uma ou mais provas uniformes no caso, que podem estar tanto no laudo do perito judicial quanto no parecer técnico do assistente.

Funções de um Assistente Técnico

  • Acompanhamento dos trabalhos do perito nomeado pelo juiz;

  • Oferecer um auxílio técnico especialista na composição inicial do caso;

  • Ter consciência dos prazos de entrega do laudo do perito e do parecer técnico;

  • Análise precisa relacionada à metodologia utilizada e adaptação de determinadas técnicas que podem ser prejudiciais ao processo;

  • Direção e produção de questões a serem respondidas pelo perito judicial,

  • Formação do parecer técnico, concordando ou discordando, baseado no laudo do perito judicial.

Por que contratar um Assistente Técnico

Além de oferecer maior eficácia e segurança em relação a todo o processo em questão, o assistente técnico presta auxílio ao advogado e perito do caso, que foi nomeado pela parte, ao estudo do laudo exposto e ao estudo dos questionamentos técnicos apresentados. Baseia-se em seu conhecimento e capacidade, o profissional demonstra a sua percepção acerca do caso, exibindo as características técnicas de maneira clara.

Perito Assistente Técnico em São Paulo

Perito Assistente Técnico


O assistente também tem o poder de realizar todas as ações fundamentais para que seja garantido um desenvolvimento de boa qualidade em referência ao laudo pericial.

Onde contratar um Assistente Técnico ?

Se você precisa contratar um Assistente Técnico em Avaliação de Imóveis ou Perícia Grafotécnica entre em contato com a Nero Perícias, uma empresa com um grupo de profissionais altamente capacitados e registrados junto ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) e que realiza seus laudos periciais conforme o padrão de formatação ABNT.

Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 se você estiver no interior..

A NERO Perícias oferece Assistância Técnica em processos judiciais em todo o estado de São Paulo.


Mais notícias...