como um especialista identifica uma assinatura falsa ?

Data: 22/05/2018 | Fonte: Nero Perícias

Entender os sinais gráficos de alguém não é tarefa fácil, pois é um processo que envolve a aplicação de muita técnica e conhecimento profundo e efetivo. Mas vamos te ajudar a conhecer um pouco como um especialista identifica uma assinatura falsa.

O perito grafotécnico, como é chamado esse especialista, deve ter formação e capacitação suficiente para conseguir analisar todos os elementos que uma escrita compõe (perícia grafotécnica).

A autenticidade da grafia está além de identificar de quem ela pertence. É possível ver se ela foi alterada com emendas ou raspagens, ou então recuperar textos corrompidos ou apagados.

Tem também como verificar com a perícia se o que foi escrito foi feito sob coação, utilizando a guia da mão de outra pessoa. Quer saber mais sobre como um especialista identifica uma assinatura falsa? Então continue acompanhando!

Veja agora como um especialista identifica uma assinatura falsa

Para identificar se uma assinatura é autentica ou não, é necessário fazer uma avaliação minuciosa, observando cada detalhe e característica da escrito. Confira agora algumas dessas características:

Características genéticas

Essas são as características típicas de cada pessoa. A força com que a ela escreve pode ser dividida em duas categorias, vertical e horizontal.

A vertical é a pressão que a caneta faz contra o papel. Já a horizontal é a progressão criada pelo movimento lateral da caneta sobre o papel. É a trajetória do punho que transforma os traços.

O ataque e o remate são pontos que ajudam na identificação da escrita. Eles determinam onde o escritor começa e termina a escrita, colocando e tirando a caneta do papel.

É possível fazer análise onde há maior concentração de tinta, uniformidade e aumento de pressão.

como um especialista identifica uma assinatura falsa ?

Características genéricas

As características genéricas são a forma com que a pessoa escreve. O comportamento gráfico é a distancia e a direção da escrita em relação da base de apoio e pode ser alinhado, arqueado, ascendente, descendente e sinuoso.

A proporcionalidade com que as letras são escritas também ajuda saber se determinada assinatura é verdadeira. Por exemplo, a letra "P" a dimensão de uma haste em relação ao tamanho da bolinha.

Outra característica é o espaçamento gráfico determinado pela distancia entre as letras, traços e palavras. As curvas e ângulos também influenciam. Tem gente que escreve com inclinação, que pode tender para direita ou esquerda.

Por último, o tamanho da letra, que pode ser dividido em pequeno, médio e grande, de acordo com a quantidade de milímetros que a letra possui.

Elementos de grafia

Esses são os pequenos detalhes de cada letra, como o pingo do "i", o traço da letra "T", a cedilha "ç". São apenas alguns indícios que podem determinar se a assinatura é falsa ou não.

Ao final do exame grafotécnico são gerados laudos que fazem especificação de todos os detalhes analisados no exame e dão os resultados com clareza para que as pessoas que solicitaram consigam entender.

A identificação pode ser utilizada para várias finalidades. Os juízes e promotores contratam um especialista para auxiliar de maneira clara, objetiva, profissional, inequívoca e conclusiva as questões e dúvidas relacionadas a lançamentos caligráficos que foram questionados nos tribunais.

Já as empresas e pessoas físicas costumam pedir auxilio para aferir a autenticidade ou não de um manuscrito, eliminando dúvidas e questões.

Conseguiu entender como um especialista identifica uma assinatura falsa? Se você ainda estiver em dúvida, leia também o artigo sobre Como é feito o exame grafotécnico e saiba mais sobre o assunto.

Se você precisa de um perito grafotécnico, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos grafoscópicos credenciados junto ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz perícia de assinatura em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...