Qual a função de um perito avaliador de imóveis ?

Data: 13/11/2017 | Fonte: Nero Perícias

Para negociar uma propriedade é essencial que uma pesquisa prévia sobre seu valor seja feita. Esse tipo de serviço é realizado por um perito avaliador de imóveis. Ao realizar essa atividade esse profissional deve estar sempre atento a todas as variáveis do mercado.

A principal tarefa desse profissional é determinar qual é o valor de uma propriedade baseando-se no mercado imobiliário. Isso tudo levando em consideração as diferentes situações em que o imóvel se encontra, seja em negociações pessoais ou até mesmo em casos judiciais.

O perito avaliador de imóveis deve ser apto para esse tipo de trabalho o qual pode envolver a avaliação de diferentes propriedades como apartamentos, casas residenciais, prédios industriais, terrenos ou até mesmo salas comerciais.

Como funciona o trabalho do perito avaliador de imóveis?

Esse profissional deve quantificar o valor de um imóvel baseando-se nos aspectos do mercado imobiliário, o qual vai caracterizar o bem em questão. Para que ele alcance esses dados, é necessário que se realize métricas de comparação.

O perito avaliador de imóveis deve analisar as propriedades semelhantes a que está sendo avaliada, levando em consideração as suas características e dados de transação atualizados.

Esse método de comparação baseia-se em uma análise feita com base nos imóveis comparáveis de modo que o avaliador possa analisar os seus dados registrados e criar uma perspectiva para utilizar como linha .

É muito importante que esses profissionais sigam a tendência do mercado atual pois ele varia de acordo com a época e os fatores externos como investimentos e economia do país.

Caso a propriedade avaliada não possua outros imóveis semelhantes os quais poderão servir de base para comparação, como pode acontecer em casos de propriedades industriais ou comerciais, indica-se que outras métricas de avaliação sejam adotadas.

Caso não exista nenhum imóvel para comparação, é essencial que outros métodos sejam empregados. Os mais comuns são o de renda residual e custo de reprodução, dessa forma será possível buscar bases para calcular qual será o valor do imóvel, mesmo que não seja possível realizar comparações.

Muitas pessoas não sabem, mas existe diferença entre preço e valor, cada um caracteriza uma coisa. O perito avaliador de imóveis vai estabelecer o valor da propriedade baseando-se no mercado imobiliário, porém o seu preço será estabelecido pelo seu proprietário o qual pode levar em conta diferentes fatores.

Qual a função de um perito avaliador de imóveis

Campanhas publicitárias, as partes que estão a negociar e seus interesses comerciais são exemplos de fatores externos que podem influenciar no preço do imóvel. Fatores esses que não possuem nenhuma influência no seu valor de mercado.

O valor será um dado único, independente de qual seja o objetivo da avaliação. Ele corresponderá ao preço que seria estabelecido em um mercado onde há uma concorrência perfeita.

Por que contratar o serviço de um perito avaliador de imóveis?

É essencial contar com a ajuda desses profissionais visto que a avaliação de uma propriedade se faz extremamente importante e deve anteceder toda negociação imobiliária. Ao contratar um perito avaliador de imóveis é possível que se alcance dados sobre o valor do bem em questão de modo a ter embasamento para apontar qual será o seu preço.

Além disso, em alguns casos, realizar a avaliação de imóveis se faz obrigatório. Isso ocorre frequentemente em situações judiciais como em divisões de bens ou peritagens conciliatórias.

Sempre que um novo negócio for iniciado é essencial que a avaliação seja realizada novamente, mesmo que ela tenha sido feita a pouco tempo. Isso ocorre devido a inconstante flutuação do mercado imobiliário, que mesmo em um curto espaço de tempo, pode sofrer grandes alterações.

É extremamente recomendado contratar o serviço de um perito avaliador de imóveis para que uma avaliação correta seja realizada, visto que isso pode significar um aumento na valorização da propriedade, a partir dos dados coletados.

O que esse profissional deve saber?

O perito avaliador de imóveis deve estar apto a realizar atividades baseadas nos dados do mercado imobiliário, além de ter conhecimentos sobre algumas ferramentas matemáticas que envolvam cálculo e proporções.

É extremamente essencial que esse profissional seja capacitado para realizar as comparações dos imóveis semelhantes ao avaliado de modo a analisar seus dados e chegar a métricas que sirvam de base para realizar a avaliação. Ele tem um grande peso nas etapas decisivas de um negócio, logo, deve realizar um bom trabalho.

Muitas pessoas e organizações contratam o serviço desses profissionais para que consigam referências do valor da sua propriedade de modo a obter conhecimento para calcular qual será o preço pedido na negociação do seu imóvel.

A avaliação de bens é primordial para que se tenha a certeza do real valor de uma propriedade antes de negocia-la. No entanto esse tipo de trabalho deve ser realizado por um perito avaliador de imóveis capacitado a realizar a coleta de dados necessária e todas as suas métricas.

Se você precisa Avaliar um Imóvel, ligue (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...