O que faz um perito grafotécnico ?

Data: 23/10/2017 | Fonte: Nero Perícias

A perícia grafotécnica e a documentoscopia são ferramentas desenvolvidas para desvendar crimes, como a falsificação de assinaturas, escrituras e cheques. Dessa forma, o Perito Grafotécnico nada mais é do que o profissional responsável por analisar esses documentos, habilitado para poder emitir o laudo com a conclusão sobre a análise. Por isso mesmo, trata-se de um especialista que precisa ter formação na área para poder atuar.

O perito grafotécnico pode ser solicitado tanto por um juiz - já que apenas esse tipo de perito está apto para desvendar crimes que envolvem a falsificação de documentos - quanto pode ser solicitado de forma extrajudicial, como é o exemplo de empresas que contratam esse especialista para examinar assinaturas, títulos e documentos. A média de ganho inicial desse profissional é de R$ 2,5 mil por assinatura periciada.

O que faz um perito grafotécnico ?

Quer saber mais sobre o trabalho do Perito Grafotécnico? Confira nesse artigo todas as dicas e informações completas sobre o tema!

Veja abaixo:

O que faz o Perito Grafotécnico?

Esse especialista é o responsável por fazer o exame grafotécnico de assinaturas e documentos, como títulos e cheques. Ou seja, trata-se do profissional habilitado, através de formação educacional, para desvendar diversos tipos de crime a partir do gesto gráfico. Vale ressaltar que cada pessoa apresenta um modo único de escrita e, portanto, diversas características são levadas em conta pelo perito grafotécnico no momento de analisar o documento.

Entre essas características estão o ângulo de ataque, a evolução e o calibre da escrita, entre outras. Isto é, o especialista em exame grafotécnico deve ser sempre um profissional muito atento, que realmente possui conhecimento para desvendar crimes, como assinaturas fraudulentas e documentos alterados, a partir do gesto gráfico. Daí vem a necessidade de ter uma especialização na área da grafoscopia.

Quem pode fazer especialização em Perícia Grafotécnica?

A perícia grafotécnica é uma especialização que pode ser feita por qualquer indivíduo com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Geralmente, são pessoas com formação em Direito que realizam esse curso, que está disponível em módulo presencial e à distância (EaD), visto que o Perito Grafotécnico é um especialista que está diretamente ligado à Justiça, já que atua como auxiliar dos juízes.

O curso de perícia grafoscópica envolve todos os conhecimentos ligados à atividade do profissional, como as técnicas para saber reconhecer assinaturas falsificadas e como utilizar os equipamentos tecnológicos para desvendar crimes. Basicamente, trata-se de um curso de curta duração que pode ser feito, na maioria dos casos, em 2 dias, porém tudo depende da instituição de ensino escolhida. É obrigatório que o Perito Grafotécnico tenha certificado para atuar no mercado.

Essa especialização é ideal para os profissionais que gostam de trabalhar sozinhos e são capazes de ter um olhar minucioso no momento de analisar documentos, sempre atentos aos menores detalhes e aos detalhes da forma de escrita. Os ganhos são bastante expressivos e o profissional, por atuar como autônomo, pode exercer a profissão em paralelo com outra atividade.

Como funciona o trabalho do Perito Grafotécnico?

Como dito no início deste artigo, o Perito Grafotécnico é especialista responsável por auxiliar o juiz na tomada de decisões, bem como pode trabalhar de forma extrajudicial realizando exame grafotécnico exclusivamente para empresas. Dessa forma, as atividades desse profissional consistem em analisar os documentos a partir de técnicas, como avaliar a evolução da escrita e ângulo de ataque, bem como utilizar tecnologias que são aliadas na perícia.

No caso dos Peritos Grafotécnicos que trabalham para a Justiça, estes são convocados pelo juiz diante de casos que necessitam do exame grafotécnico para esclarecer o crime, que pode ser um cheque com assinatura falsificada ou um documento alterado, entre outros exemplos.

Já no caso dos peritos que trabalham de forma extrajudicial, estes são contratados, geralmente, por empresas que precisam de laudos grafotécnicos para comprovar a veracidade de assinaturas e outros tipos de documentos.

Se precisa de um Perito Grafotécnico ligue para (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...