O que é um perito avaliador de imóveis ou perito avaliador judicial

Data: 16/01/2018 | Fonte: Nero Perícias

O perito avaliador de imóveis tem como mete principal resgatar todos os seus clientes que possam estar no limbo, trazendo a luz todas as evidencias técnicas e fatos que são verdadeiras sobre o valor real de um imóvel.

E ele pode ajudar os clientes quando eles não têm certeza sobre o valor de algum bem, sentem que podem estar sendo prejudicados dentro de alguma negociação ou possuem um processo judicial no qual o valor de algum imóvel determinará tanto o fracasso quanto o sucesso do mesmo.

Dessa forma é importante entender o que é um perito avaliador de imóveis e como esses profissionais podem te ajudar em horas precisas da sua negociação, principalmente com um imóvel, um bem tão precioso e de alto valor.

Entenda o que é um perito avaliador de imóveis

O perito avaliador de imóveis está capacidade para atuar como um auxiliar do juízo junto aos Poder Judiciário, sendo um assistente técnico defensor de todos os interesses de uma das duas partes dentro de um processo imobiliário ou que envolva algum bem.

Esses profissionais realizam avaliações periciais para empresas ou clientes que precisam oferecer algum bem como garantia ou então hipoteca para agentes financeiros, em situações de cauções ou então de partilha de heranças, ou até mesmo durante o processo de aquisição de algum imóvel e durante os interesses comercias nas compras e vendas de imóveis.

Um perito avaliador de imóveis também pode ser um avaliador, porém um avaliador não pode ser considerado um perito, e por isso é importante ter cuidado ao selecionar um profissional dessa área.

O que é um perito avaliador de imóveis ou perito avaliador judicial

A perícia é a atividade técnica feita por alguma profissional qualificado especificamente para poder esclarecer fatos e averiguar, verificar o estado de algum bem ou então apurar as causas que motivaram determinados eventos ou avaliar algum bem seja em seus frutos diretos ou custos.

Dentro do direito imobiliário esses profissionais irão analisar os fatos de forma jurídica que estão relacionados e são relevantes para a causa examinada, elaborando assim laudos que possam comprovas, esclarecer, provas ou apurar quaisquer fatos dentro de um objeto litígio ou processo.

Um perito avaliador de imóveis pode ser apenas representado por os seguintes profissionais: Corretores de imóveis ou " Tecnólogos em gestão imobiliária

Estudantes que estão cursando transações imobiliárias ou então gestão imobiliárias também podem realizar o curso para se tornarem profissionais dessa área, podendo aturar no futuro como capacitadores dentro de processos judiciais.

Os peritos imobiliários têm a total competência para poder pedir revisões de laudos já vistoriados da Caixa Econômica Federal, e por isso é importante que o profissional seja credenciado e qualificado para essas negociações imobiliárias.

O perito avaliador de imóveis é quem irá lhe ajudar

7 em cada 10 pessoas que já realizaram algum tipo de transação imobiliária afirmam que se sentiram frustradas durante a negociação ou até mesmo com o negócio realizado.

Isso acontece porque algumas pessoas acham que venderam o imóvel barato demais, ou então porque compraram algum imóvel que estava supervalorizado ou até mesmo por meio de aborrecimentos com tributos que foram acima do esperado por algumas das partes.

Isso sem contar todos os negócios que foram travados por impasses no valor de algum bem ou então por processos judiciais, como nas partilhas ou em divórcios que poderiam ter sido solucionados ou até mesmo evitados de forma amigável se um laudo de avaliação mercadológico do imóvel tivesse sido feito por um perito avaliador de imóveis.

Dessa forma, o perito avaliador de imóveis é o único profissional que pode elevar toda a estimativa do preço de algum imóvel que você tem para dar a constatação real do valor pecuniário desse bem, por meio de um instrumento de avaliação preciso e aceitável como uma prova real dentro de um processo judicial.

Perito avaliador de imóveis ou então Perito Avaliador Judicial?

Geralmente pode existir uma confusão entre os termos e denominações de um perito ou avaliador.

Dentro de uma avaliação do tipo extrajudicial o profissional pode ser chamado de perito avaliador de imóveis, já no caso de uma avaliação, perícia judicial ou então assistência técnica judicial, o profissional é chamado de perito avaliador judicial. Dessa forma o perito avaliador judicial é aquele profissional que realizará as avaliações que são designadas por algum juízo ou então indicadas por assistentes técnicos de alguma das partes de um processo judicial.

Ambos os casos são mudados apenas pela nomenclatura e o perito precisa ser certificado e ter a capacitação devida para tal atuação.

Caso você esteja inseguro com o valor de algum bem ou queria ajuda em alguma negociação de imóveis, não hesite e consulte um perito avaliador de imóveis para que a sua transação ocorra da melhor maneira possível e de acordo com todas as suas necessidades, seja como um comprador ou como vendedor.

Como contratar um Perito Avaliador de Imóveis ?

Se você precisa de um avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...