Laudo de Avaliação

Data: 09/11/2016 | Fonte: Nero Perícias

Você sabe o que é um laudo de avaliação? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas quanto a essa questão, de forma a que saiba todos os critérios técnicos inerentes a qualquer laudo. Saiba também os meios usados para fazer a avaliação, e como se executa a conclusão de um laudo. Veja!

laudo de avaliação

O que é um Laudo de Avaliação?

O laudo de avaliação é o documento onde se encontram as conclusões advindas de um exame pericial, elaborado por um ou mais peritos. Nele procura-se definir um montante atribuível a um dado patrimônio (bens, obrigações, e direitos), usando critérios contábeis ou o valor de mercado.

Quanto aos Laudos Periciais Contábeis, eles são peças escritas, onde o perito visualiza de forma abrangente o conteúdo da perícia, assim como as particularidades dos aspectos que envolvem o objeto que está em causa do laudo.

O Laudo de avaliação deve conter os registros de todas as pesquisas, estudos, diligências, ou buscas de provas que o perito-contador tenha precisado para concluir o seu trabalho.

Ele deve, ainda, ser apresentado de uma forma clara e precisa, de forma a que não haja espaço para dúvidas.

O perito deve escrever o seu laudo pericial contábil de forma lógica e sequencial, de forma a que seja reconhecido pela padronização estrutural.

Deve ainda ser escrito de forma clara, com palavras acessíveis, pois ele será ouvido por pessoas sem conhecimentos técnicos. Dessa forma, os usuários finais do laudo poderão interpretar e conhecer os resultados presentes no LPC (laudo pericial contábil).

No caso de serem usados termos técnicos, quando necessário, deverão ser acrescidos de esclarecimentos adicionais, para que eles sejam de fácil entendimento em domínio público.

Quais os meios de avaliação?

O laudo de avaliação deve, preferencialmente, pautar-se nos valores contábeis baseados nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

No laudo deve constar o critério de valores de mercado que foi adotado, assim como a metodologia de avaliação usada.

Quando se está fazendo a avaliação de bens do ativo imobilizado, o perito deve ter o cargo de Engenheiro, sendo que ele deve estar devidamente cadastrado no CREA. No entanto, se o critério de avaliação for o contábil, não é necessário que o perito seja engenheiro.

Existem ainda alguns padrões técnicos e profissionais que estão estabelecidos pelo NPA, os quais devem ser seguidos pelos peritos na emissão do laudo de avaliação.

Conclusão do laudo de avaliação

A conclusão do laudo é, sempre que possível, a quantificação do valor do patrimônio avaliado por ele, sendo que essa avaliação seguiu critérios contábeis ou de mercado, sendo que estes devem estar reportados no corpo do laudo, ou então anexos a este, em documentos auxiliares.

É possível a quantificação de valores nos casos de:

  • Liquidação de sentença

  • Apuração de haveres

  • Dissoluções societárias

  • Avaliação patrimonial

Se você está buscando um perito para fazer o seu laudo de avaliação, conte conosco para o ajudar! Com a NERO Perícias você tem ao seu dispor uma equipe de peritos altamente qualificados para o efeito, e todos eles credenciados.

Por isso contate agora mesmo através dos telefones (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600, ou então deixe-nos a sua mensagem através do formulário fornecido no site: http://www.neropericias.com.br/contato.asp.


Mais notícias...