Grafotécnica: Guia completo

Data: 07/11/2016 | Fonte: Nero Perícias

Sabe o que é a grafotécnica? Neste artigo vamos explicar-lhe o que é, e para que serve. Porque são procurados os peritos grafotécnicos? Descubra tudo nesse guia completo sobre grafotécnica.

Grafotécnica: o que é?

Trata-se de um estudo e análise de um documento manuscrito, ou um texto, ou assinatura, de forma aprofundada, com o objetivo de verificar se estamos perante um documento falso ou verdadeiro, ou seja, se foi escrito pela pessoa em questão, ou se foi forjado.

Grafotécnica: Guia completo

Quando é solicitado um perito grafotécnico?

Os peritos grafotécnicos são chamados pelos magistrados diversas vezes com o fim de desvendar dúvidas acerca da falsificação de documentos ou assinaturas. Dessa forma, eles são procurados nas seguintes circunstâncias:

  • Verificar fraudes em notas promissórias.
  • Verificar a autenticidade de assinaturas em contratos de empréstimos e financiamentos bancários.
  • Verificar a autenticidade de uma assinatura ou alteração do valor escrito em cheques.
  • Ameaças através de cartas anônimas no trabalho.
  • Verificar fraudes em atestados médicos.
  • Verificar autenticidade de assinaturas para aprovação de pagamentos.
  • Verificar a adulteração em recibos e documentos, assim como adulteração de valores.
  • Identificar a autoria de assinaturas, ou documentos.
  • Identificar alterações, como substituições ou raspagem.
  • Resolver casos onde existe a recusa a reconhecer a assinatura.
  • Verificar autenticidade de assinaturas em documentos de transferência de veículos.

É importante referir que este é um trabalho de extrema responsabilidade, tendo em conta que as afirmações feitas pelo perito vão constar num Laudo Pericial, o qual será usado pelos magistrados de forma a concluírem o caso, ou seja, efetuar as suas sentenças.

Como é feita uma análise grafotécnica?

A perícia grafotécnica é sempre feita por um perito, o qual não se restringe a fazer meras comparações visuais entre assinaturas e documentos manuscritos. Ele usa vários métodos e técnicas de forma a tirar a sua conclusão, o que requer várias horas de estudo sobre o comportamento gráfico do documento em análise.

Para isso, são usados scanners de alta resolução, microscópios, lupas, câmeras fotográficas, ampliadores óticos, softwares para o efeito, entre outras ferramentas de apoio.

Se você quer saber a autenticidade de um dado documento, uma assinatura, uma carta, ou qualquer outro manuscrito, é importante que você se dirija a profissionais qualificados para o efeito.

Note que esse trabalho é de extrema responsabilidade, e requer muita perícia e conhecimento da área em causa, de forma a que os resultados sejam contundentes.

Na NERO Perícias você encontra os melhores peritos grafotécnicos, todos eles formados e com profundos conhecimentos em documentoscopia.

A nossa equipe de peritos são dotados de uma ética profissional invejável, e uma elevada especialização, o que nos permite afirmar que pode confiar em todos os resultados dados por nós.

Se precisa de uma perícia grafotécnica não hesite em contatar para os nossos serviços através dos telefones: (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...