Falsificação de Assinatura

Data: 02/11/2016 | Fonte: Nero Perícias

Para detectar uma falsificação de assinatura é preciso ter em consideração vários aspectos, e geralmente, quando o trabalho é bem feito, só um perito grafotécnico poderá afirmar, com certeza, se você está perante uma falsificação, ou não. Note também que para efeitos legais só esses profissionais serão levados em conta.

Detectar uma falsificação de assinatura: Dicas

Quem estuda biometria e grafologia sabe identificar, através de vários métodos e técnicas, se uma determinada assinatura foi falsificada, ou não.

Vejamos agora quais são alguns dos pontos que os profissionais analisam de forma a verificar uma falsificação de assinatura.

Falsificação de Assinatura

Calibre

Uma das coisas analisadas é o calibre da assinatura. O calibre diz respeito à proporção da escrita - dimensões gráficas.

Espaçamento

São também analisados os espaçamentos usados entre o nome e sobrenome, ou entre as letras dentro do nome e respectivos sobrenomes.

Aqui são igualmente analisados os espaçamentos entre combinações de letras, ou sequências de letras.

Alinhamento referente à linha

Aqui há dois tipos de pessoas - as que conseguem desenvolver a sua escrita alinhada a uma linha (real ou imaginária), e as que não conseguem.

Ao fazer a análise de uma falsificação de assinatura, esse fator é também levado em conta.

Inclinação axial

As pessoas assinam com um ângulo de rotação da escrita (quando relacionado ao eixo vertical). É usual, também, haverem pessoas que demonstram uma inclinação mista (para a esquerda e para a direita).

Segmentos curvilíneos e angulares

As pessoas escrevem com segmentos curvilíneos (ângulos que mudam de direção de forma suave - redondo), ou então com segmentos angulares (ângulos que mudam de direção de forma abrupta). Esse é um dos fatores a ter em conta na avaliação de uma assinatura.

Mínimos gráficos

Quando falamos em mínimos gráficos estamos falando nos pequenos símbolos que usamos na escrita, como vírgulas, os pontos dos is, os acentos graves e agudos, o hífen, entre outros. Muitas vezes os mínimos gráficos são pontos bem característicos da escrita das pessoas, o que pode ser um grande diferencial quando se está procurando a veracidade ou falsidade de uma assinatura.

Velocidade

As pessoas escrevem com velocidades diferentes, e isso faz com que a letra altere. Ela é, sem dúvida, uma característica essencial para a verificação de uma assinatura.

Deixo a nota: quanto mais rápido for o movimento do objeto que está escrevendo, mais difícil será a falsificação de assinatura.

Indícios de falsificação de assinatura

Para finalizar, deixamos agora alguns indícios que poderão levar à suspeita séria de estarmos perante uma falsificação.

  • Paradas e Inícios abruptos
  • Elevação do objeto com que se escreve (distorcendo)
  • Tremor
  • Pressão
  • Correções

Vale ressaltar que a presença destes indicadores, por si só, não significa que a assinatura tenha sido forjada, no entanto, juntamente com outros métodos e técnicas de análise, poderá determinar-se a autenticidade da mesma.

Se você está precisando saber se uma assinatura foi falsificada, ou não, contate os nossos peritos grafotécnicos. Conte com profissionais formados, empenhados na resolução dos seus problemas.

Contate agora mesmo através do formulário aqui disponível http://www.neropericias.com.br/contato.asp, ou caso queira resolver o seu caso com maior agilidade contate para os telefones: (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...