Como fazer Avaliação de Imóveis Industriais

Data: 29/05/2017 | Fonte: Nero Perícias

A avaliação de imóveis industriais deve ser feita por profissionais credenciados ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), regulamentado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, em conformidade com parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao concluir a avaliação, o perito avaliador de imóveis emite o laudo pericial, ou seja, o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

Situações que exigem o laudo pericial

A avaliação de imóveis industriais (terrenos, galpões e complexos industriais) é necessária em diversas situações, no âmbito judicial ou fora dele. O objetivo é determinar, tecnicamente, o valor de bens materiais e direitos sobre eles. Os bens materiais são o imóvel, veículos, máquinas e equipamentos. Os direitos (bens intangíveis) são, por exemplo, lucros cessantes, marcas e patentes. Veja alguns exemplos de situações em que é necessário realizar a avaliação mercadológica do imóvel industrial:

  • Determinar valor de compra e venda

  • Atualização patrimonial

  • Contratação de seguro patrimonial

  • Garantia de empréstimos bancários

  • Fusão e cisão de empresas

  • Dissolução de sociedade

  • Determinar valor de liquidação ordenada ou forçada

  • Elaboração de inventário e partilha de bens

  • Para fins de desapropriação

  • Para pagamento de indenizações

  • Processos judiciais

Como é feita a avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis é bem completa e complexa, em determinados casos. Há vários métodos para realizar esta análise. Um desses meios é a comparação com imóveis semelhantes, situados na mesma região, para chegar ao valor. Mas o perito avaliador também analisa as características da região onde o imóvel está localizado, área territorial, área construída, padrão construtivo, idade e conservação do imóvel, benfeitorias, entre outras informações que servem de base para determinar o valor mercadológico. Na avaliação de imóveis industriais, a localização é um item importante, uma vez que a logística é um fator preponderante para as atividades econômicas. Um imóvel industrial localizado em áreas estratégicas tem muito mais valor no mercado.

como fazer avaliação de imóveis industriais

Os dados contidos no laudo pericial são fundamentais para o processo de venda. As informações servem de base para prospectar clientes. Além disso, o conhecimento detalhado sobre a propriedade possibilita ao corretor de imóveis apresentá-lo como “solução” para as necessidades de potenciais clientes.

É importante atualizar o laudo pericial, pois o mercado imobiliário é dinâmico. Isto ajuda na tomada de decisões. O trabalho, como explicamos, no início desse artigo, deve ser feito por um perito habilitado, que conhece a normatização a respeito da avaliação de imóveis, e poderá apresentar, com mais precisão, baseado em critérios técnicos, o valor mercadológico dos bens materiais e dos direitos sobre esses bens.

Dessa forma é importante contratar um profissional habilitado para realizar avaliação de imóveis e ter mais certeza de que o valor apresentado condiz mesmo com a realidade do mercado imobiliário. Além disso, no âmbito judicial, é necessário apresentar um laudo, assinado por perito avaliador de imóveis. Em caso de dúvida, consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

Gostou desse artigo? Compartilhe!


Mais notícias...