Como Avaliar um Terreno

Data: 16/03/2016 | Fonte: Nero Perícias

A avaliação de terrenos urbanos difere da avaliação de outros tipos de imóveis como apartamentos, por exemplo. Isto porque são vários os fatores que podem valorizar ou desvalorizar este imóvel.

como avaliar um terreno

O primeiro a ser considerado é a testada ou medida de frente do terreno. É muito comum encontrarmos terrenos com gente menor ou maior do que a medida padrão do bairro em que se encontra.

Em geral, se o terreno apresentar uma frente menor, ele deverá ser desvalorizado e, o inverso também deve ser verdadeiro. No entanto há índices a serem aplicados (que podem variar de -19% a +19%) para esta correção de valor, que devem seguidos por orientação da norma da ABNT 14.653-2.

Outro fator a ser considerado é a profundidade do lote. Se Profundidade é menor que a mínima recomendada então devemos aplicar a formula de Medeiros-Azambuja para determinar o fator de profundidade. Já se a profundidade for maior a fórmula a ser aplicada é a de Harper-Berrini.

Um terceiro fator a ser considerado na determinação do valor deste imóvel é o fator esquina ou múltiplas frentes. Para se ter uma idéia, os terrenos de esquina podem chegar a valer até 25% mais do que um outro de meio de quadra. É claro que este fator depende da classificação deste lote, ou seja, se ele é comercial e em via de alta densidade populacional, se e residencial, etc. Há também os lotes que possuem frente para mais de uma rua e não são de esquina. A Norma da ABNT também prevê correção de valor para estes imóveis.

Outro fator também importante a ser considerado na avaliação é o fator aclive e declive. Terrenos planos em geral são bem mais valorizados do que os em aclive ou declive. Neste caso a valorização de valor pode chegar a 30%.

Também o fator desnível deve ser considerado. A Norma prevê variação de até 20% nos valores dos lotes apenas levando em consideração este fator.

A consistência do terreno também está previsto como fator de homogeneização dos dados nas avaliações imobiliárias. Terrenos brejosos valem em média 40% menos, os alagadiços 30% e os inundáveis 50% em média.

Há outros fatores a ser considerados como terreno encravado que se comunica com a via pública através de servidão de passagem, terreno de fundo, de vila, etc.

Quanto custa ?

É comum o proprietário querer saber como avaliar um terreno, no entanto se deseja obter a avaliação mais precisa possível é fundamental contratar um perito avaliador.

Se for este seu caso entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciado junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso.

A NERO Perícias faz avaliação imobiliária em todo o Brasil.


Mais notícias...