Como avaliar um imóvel?

Data: 31/10/2016 | Fonte: Nero Perícias

Não sabe como avaliar um imóvel? Existem várias formas de fazer uma avaliação imobiliária, e é isso que vamos ver nesse artigo. Veja todas as formas que tem disponíveis para ver quando vale o seu apartamento, prédio, moradia, loja, ou qualquer outro bem imóvel, e não se deixe enganar quando for hora de comprar, vender, ou alugar.

Existem diversas formas de avaliar o preço do seu imóvel, sendo que a mais indicada é sempre pelo método comparativo direto. Obviamente que você não consegue fazer isso por si mesmo, e para tal é necessário contatar um perito avaliador de imóveis ou um corretor.

Saiba como avaliar um imóvel

Se você vai vender o seu imóvel, ou se precisa saber qual o seu valor patrimonial, é importante saber como avaliar um imóvel.

Como dissemos anteriormente, existem diversas formas de obter essa avalição, e dependentemente da razão pela qual a quer fazer, a estratégia terá de ser diferente. Por exemplo, se você precisa saber o valor do imóvel ao certo, é necessário contratar um perito avaliador de imóveis (dando o seu parecer legal), ou um corretor (que lhe dá um valor mais aproximado).

Se, caso contrário, não precisa ter um valor preciso, mas sim ter uma ideia de quanto vale o seu imóvel, então pode recorrer a alguns sites onde fazem uma avaliação aproximada do bem, ou fazendo uma pesquisa de outros imóveis e fazendo um termo comparativo.

Vejamos então como avaliar um imóvel.

Como avaliar um imóvel? Aprenda agora.

Sites

Se você pretende apenas ter uma ideia de quanto está valendo o seu bem imóvel, você pode fazer uma busca pela Internet, em sites que possuem ferramentas para avaliação imobiliária.

Eles fazem uma estimativa de acordo com a área do seu imóvel, assim como o número de dormitórios, suítes, e localização.

É de realçar que nenhuma das avaliações fornecidas através de sites não servem para uma avaliação formal, e não estão disponíveis para todas as localizações.

Pesquisar imóveis similares

Uma forma de saber quanto vale o seu imóvel é comparando com os preços de imóveis similares na sua rua, ou em endereços próximos ao seu. Assim consegue ter uma ideia aproximada do valor do seu imóvel.

Para ter uma estimativa aproximada é recomendada a verificação de cerca de 8 a 10 imóveis similares (tamanho, ano de construção, número de dormitórios, entre outros aspectos relevantes).

Saber o que influencia o valor do imóvel

Para saber como avaliar um imóvel, você precisa saber quais os fatores que poderão influenciar no seu preço. Como sabe, os preços dos imóveis altera bastante consoante alguns fatores, sendo os mais destacados:

  • Localização
  • Tamanho
  • Área de lazer
  • Estado de conservação
  • Fatores mercadológicos

Note que até dentro do mesmo prédio, os apartamentos podem ter valores bem distintos. Por exemplo, os andares mais altos e os que estão voltados para norte (em regiões frias) costumam ser mais caros.

Contrate um perito avaliador de imóveis

Se você precisa definir o valor exato do seu imóvel, ou porque vai vender, ou colocar para locação, consultar um corretor ou contratar um perito avaliador de imóveis é a melhor solução.

Se é esse o seu caso, então não deixe de nos contatar. A NERO Perícias oferece serviços de qualidade, sendo composta por uma equipe de profissionais qualificados de peritos que poderão fazer a sua avaliação imobiliária com seriedade e compromisso.

Entre em contato através do formulário disponível no site http://www.neropericias.com.br/contato.asp ou através dos telefones: (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600.


Mais notícias...