Avaliador de Imóveis: O que precisa ter?

Data: 23/11/2016 | Fonte: Nero Perícias

Um avaliador precisa ter certos requisitos de forma a poder executar um laudo pericial, ou seja, fazer uma avaliação que possa servir como um documento com valor formal. Por isso mesmo, a qualificação desse profissional é crucial e indispensável. Mas outros fatores são exigidos. Vejamos.

Avaliador de Imóveis: O que precisa ter?

Avaliador de Imóveis? Que habilidades precisam ter?

Não basta estudar acerca das flutuações de preço do mercado, ou os fatores que influenciam o preço do imóvel. O avaliador de imóveis tem de ter uma série de habilidades pessoais e matemáticas, assim como certo talento para detetive. Isso mesmo!

Vejamos ponto por ponto, todas as habilidades que são exigidas a um avaliador de imóveis.

CURSO DE AVALIADOR IMOBILIÁRIO

Todos os avaliadores têm de ter o curso respectivo, o qual capacita os profissionais para que eles consigam avaliar diferentes tipos de imóveis.

É preciso ainda estar registrado no CRECI, assim como ser possuidor de diploma de curso superior em Gestão Imobiliária, ou ter alguma especialização em avaliação imobiliária.

COFECI

Além de estar registrado no CRECI, e ter diploma de curso superior, os avaliadores de imóveis têm de estudar numa instituição que tenha sido aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, assim como reconhecida pelo COFECI (Conselho Federal dos Corretores Imobiliários).

CNAI

Os avaliadores de imóveis devem ainda estar inscritos no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), sendo que esse cadastro é mantido pelo COFECI, o qual é responsável por organizar e emitir os certificados de registros.

PERITOS AVALIADORES DE IMÓVEIS

Embora os corretores possam dar uma avaliação de imóvel sem custos, geralmente quando tem o seu imóvel à venda, ou para locação, em alguma agência imobiliária, apenas os peritos avaliadores de imóveis podem dar um parecer técnico, com valor formal.

Esses profissionais são os únicos capazes de emitir laudos técnicos com valor judicial, sendo eles objetivos e conforme as normas da ABNT. Estes estão inscritos no CREA.

É de realçar que os peritos fazem o seu curso, que por si só é extenso, abordando matérias que vão desde as normas da ABNT, até ao Histórico da Avaliação de Imóveis no Brasil, Ética Profissional, ou Documentação Imobiliária.

Estes profissionais devem, igualmente, pautar o seu trabalho pela ética e profissionalismo, sendo que todos os laudos de avaliação devem ser feitos isentos de quaisquer interesses econômicos do perito, assim como devem ser feitos imparcialmente.

Um perito avaliador de imóveis tem que ter noção da responsabilidade que tem dando um laudo de avaliação de um imóvel, principalmente se esse for usado em tribunal, ou para fins de compra ou venda de um dado imóvel, muito embora não deixe de ser indispensável em caso de locação, ou até mesmo para saber o poder patrimonial da pessoa que contratou os serviços.

Se está procurando por um perito avaliador de imóveis qualificado, entre já em contato conosco através dos telefones (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600, ou então deixe a sua mensagem no formulário do nosso site http://www.neropericias.com.br/contato.asp.

Peça já um orçamento sem compromisso! Qualidade assim, só na NERO Perícias!

Ligue (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...