A importância da avaliação de imóveis para indenizações

Data: 21/08/2017 | Fonte: Nero Perícias

Ideal para efeitos de indenização e ressarcimento, a avaliação de imóveis como casas, apartamentos, lojas e outros tipos de prédios comerciais é um serviço realizado pelo perito avaliador de imóveis, que é um expert do ramo. De forma geral, o imóvel é avaliado pelo especialista para que se chegue a uma conclusão, através de laudo técnico, sobre o qual deve ser definido o valor da indenização. Isto é, esse perito é o responsável por guiar um juiz em relação ao valor do ressarcimento.

No entanto, é comum que haja muitas dúvidas em relação a esse assunto. Você sabe em quais casos você tem o direito de receber uma indenização pelo imóvel?

Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você sobre o assunto!

Veja abaixo:

Quando eu tenho o direito de receber uma indenização pelo imóvel?

A perícia do imóvel pode ser solicitada em processos jurídicos que envolvem as mais diversas situações como, por exemplo, uma pessoa que realizou benfeitorias em um terreno que não lhe pertence. Para avaliar o valor do imóvel, por sua vez, o perito responsável pelo caso pode aplicar metodologias, como o método de quantificação de custo ou por determinação do valor de mercado, para desenvolver o laudo técnico que será apresentado ao juiz e utilizado para a tomada de decisões do mesmo em relação ao processo.

Nesse caso específico, do indivíduo que promoveu benfeitorias em um imóvel que pertence à outra pessoa, o método utilizado é o de quantificação de custo, aplicando o Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) e mais as características de depreciação pelo tempo em que essas melhorias foram utilizadas. De forma geral, é o juiz o responsável por indicar a natureza da avaliação necessária para estabelecer o valor da indenização.

Você poderá entrar com processo de indenização em casos, como:

  • Você alugou um imóvel e ele foi danificado pelo locatário;

  • Você investiu em melhorias no terreno que pertence a outra pessoa;

  • Quando o seu imóvel foi danificado por terceiros, de forma criminosa;

  • Indenização por desvalorização do imóvel;

  • Indenização pela ocupação do imóvel.

A importância da avaliação de imóveis para indenizações

Qual a importância do perito na avaliação de um imóvel?

Por se tratar de um especialista na avaliação dos mais diversos tipos de imóveis, o perito é o profissional responsável por auxiliar os juízes em processos jurídicos com a finalidade de indenização. Isto é, trata-se de um expert essencial para que se chegue a uma conclusão sobre o valor do bem.

O juiz, por si só, não possui os conhecimentos necessários para dar a sentença sobre o valor de ressarcimento sobre o imóvel e daí vem a importância da nomeação de um perito avaliador de imóveis para que o valor da indenização seja de acordo com as características apontadas no laudo técnico.

Para atuar na área, é preciso que o especialista em avaliação de imóveis tenha formação técnica na área. Na maioria dos casos, são corretores de imóveis que realizam o curso específico para se tornar perito.

Precisando Avaliar um Imóvel ? Então ligue para (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...