A aplicação da avaliação de imóveis em análises de carteira de portfólio imobiliário

Data: 11/09/2017 | Fonte: Nero Perícias

Utilizada para a análise de carteira de portfólios imobiliários, entre outras finalidades, a avaliação de imóveis é um serviço realizado por profissionais habilitados com o objetivo de descobrir qual é o preço de um determinado bem. Os bens tangíveis, como é o caso dos imóveis rurais, urbanos e industriais, têm os seus valores determinados por diversos aspectos como a localização, a valorização do terreno e a comparação com os preços de outros imóveis que apresentam características semelhantes, entre outros.

Dessa forma, a análise do valor de um imóvel é sempre um estudo realizado por um especialista da área, como um perito avaliador de imóveis. Esse profissional pode utilizar diversas metodologias para chegar a uma conclusão sobre o preço de uma casa ou de um apartamento, por exemplo, como o método comparativo direto, no qual se analisa o valor de um imóvel semelhante; o método involutivo, quando não há imóveis semelhantes; ou método para quantificação do custo imóvel, quando é necessário conhecer o custo do bem.

Quer saber como funciona a perícia imobiliária? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você!

Veja abaixo:

Perícia imobiliária: o que é e para que serve

Realizada pelo perito imobiliário, que atua como um auxíliar do juiz junto ao Poder Judiciário, esse tipo de perícia é realizada para diversos fins, como para ser de utilidade em análises de carteira de portfólio imobiliário, para a venda ou locação do imóvel ou para ser aplicada em seguros, além de ser utilizada para fins de indenização e partilha de bens, entre outras. Trata-se de um estudo com métodos científicos para estabelecer o valor de um bem tangível, como uma casa, apartamento, galpão, prédio comercial, etc.

A aplicação da avaliação de imóveis em análises de carteira de portfólio imobiliário

No caso da aplicação da avaliação imobiliária em carteira de portfólios imobiliários, essa análise serve para definir quais os projetos de investimento que devem ser implementados ou abandonados. Ou seja, o estudo é utilizado para estabelecer quais imóveis podem ser mais lucrativos para a administração.

Avaliação de imóvel: como é feita?

Como dito anteriormente, a análise sobre o valor de um imóvel é realizada por um perito que pode aplicar diferentes tipos de metodologia para chegar a uma conclusão sobre o preço desse bem, de acordo com as características do mercado imobiliário. Para fazer esse tipo de análise, portanto, é imprescindível que o perito imobiliário tenha formação técnica na área, pois de trata de um estudo complexo no qual é preciso levar diversos aspectos e características em consideração.

Isto é, para realizar a avaliação de um imóvel, é essencial que o corretor imobiliário tenha realizado o curso de perito imobiliário e esteja credenciado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) ou ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Os corretores de imóveis, tecnólogos em Gestão Imobiliária e os profissionais formados em Transações Imobiliárias também podem obter a qualificação para ser um perito em avaliações de imóveis.

Se você precisa de um avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...